A Vibrolipo como coadjuvante do emagrecimento

A Vibrolipo como coadjuvante do emagrecimento

Ao olharmos para o Brasil e para o mundo, a chegada da pandemia, com a Covid-19, veio a agravar um quadro que já era preocupante: a taxa de obesidade. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019, aponta que 6 em cada 10 brasileiros apresentam excesso de peso. E as taxas continuaram a aumentar.

Segundo o artigo: “Critérios práticos para uma lipoaspiração mais segura: uma visão multidisciplinar”, publicado na Revista Brasileira de Cirurgia Plástica – RBCP, a experiência de alguns cirurgiões plásticos, em avaliação pós-operatória, observou que procedimentos como lipoaspiração apresentaram resultados que comprovaram ser coadjuvantes no processo de emagrecimento, quando aliados às práticas de exercícios físicos e dieta. (FERNANDES, et al., 2017).

Assim, podemos observar que técnicas, antes utilizadas somente para tratamento de gordura localizada, têm ganho um papel mais importante dentro da cirurgia plástica, indo além do ponto de vista estético.

Entendendo a Vibrolipo no auxílio do emagrecimento

O sobrepeso é um fator que influencia a autoestima e a qualidade de vida das pessoas, trazendo diversos problemas à sua saúde. Para reverter esse quadro, algumas pessoas procuram uma vida mais saudável, com exercícios e dieta, mas nem sempre o resultado desejado é alcançado.

Para muitas, começa aqui a busca por tratamentos e fórmulas milagrosas de emagrecimento. Mas, remédios para emagrecimento podem ser falhos, resultando num retorno ao peso anterior quando interrompido o uso – quando não maior.

Tratamentos mais invasivos, como a cirurgia bariátrica, têm obstáculos maiores, como modificar a forma natural de digestão e de nutrição, deixar flacidez e excesso de pele.

A medicina está em constante avanço e a VIBROLIPOASPIRAÇÃO, derivada da lipoaspiração, se desenvolveu como uma técnica revolucionária, podendo ser usada como coadjuvante nos processos de perda de gordura, ajudando pacientes a resgatarem a autoestima, a saúde e a qualidade de vida.

Embora a lipoaspiração não seja um tratamento usual para obesidade, esta experiência, ainda que subjetiva, sugere que para pacientes que entendam plenamente o caráter adjuvante do tratamento [..] a lipoaspiração pode e deve ser indicada nesses casos de obesidade. (FERNANDES et al., 2017) 

É claro que a primeira avaliação com o cirurgião é crucial para a escolha do melhor tratamento, que pode ser o procedimento vibrolipoaspiração – ou apenas VIBROLIPO, para facilitar. Mas é preciso frisar que há limites estéticos, e que pessoas obesas não alcançarão os mesmos resultados que pessoas magras com gordura localizada.

Vamos entender um pouco mais.

Em uma lipoaspiração tradicional é retirado, junto com a gordura, um grande volume de sangue e nutrientes. E em alguns casos é solicitado ao paciente que ele emagreça antes de realizar a cirurgia. Porém a maioria não consegue atingir o peso ideal para a realização do procedimento, o que acaba levando a desistência da cirurgia.

Com a VIBROLIPO todo o processo é mais tranquilo. Isso porque as cânulas usadas na Vibrolipo são bem mais finas, contribuindo para retirada de um volume menor de sangue e de um volume maior de gordura. Mas o objetivo da Vibrolipo vai além da retirada de gordura.

É importante que o paciente entenda que o procedimento de vibrolipoaspiração atua de forma coadjuvante a um tratamento multidisciplinar de emagrecimento, com a atuação de outros profissionais da saúde (psicólogo, nutrólogo e nutricionista) bem como, a manutenção de hábitos saudáveis por parte do paciente, que envolvem a sua alimentação e exercícios físicos.

Um dos segredos desta técnica revolucionária se deve ao fato de o excesso de peso, na maioria dos casos, não ser um problema, não havendo em muitos casos (sujeito à avaliação) necessidade de emagrecer para realizá-la. E, em pessoas magras, acaba sendo a melhor opção, pois permite menor possibilidade de irregularidades no resultado do procedimento.

O procedimento é rápido e, poucas horas após realizado, já é possível notar uma incrível diferença.

Ok, mas perder gordura e emagrecer não é a mesma coisa? Não, não é. Vamos entender:

– Perda de gordura é remover as células de gordura do paciente, como é feito na Vibrolipo, por exemplo.

– Emagrecimento é o resultado de uma série de fatores e hábitos de vida que fazem com que as células de gordura do paciente diminuam de tamanho.

A Vibrolipo como coadjuvante no processo de emagrecimento ainda tem outros benefícios, sendo mais segura e delicada.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é vibrolipo-2.jpg

De acordo com outro artigo da RBCP, intitulado: Vibrolipoaspiração de Grandes Volumes, ou Áreas?, o vibrolipoaspirador – equipamento utilizado para a realização da vibrolipoaspiração – produz movimentos vibratórios de pequena amplitude e alta frequência nas cânulas, que permite quebrar mais moléculas de gordura, tornando o procedimento mais eficiente e menos traumática ao tecido. Isso diminui as chances de marcas de cânulas, possibilita ajustes de procedimentos anteriores e estimula a pele a retrair-se, diminuindo a flacidez.

Utiliza-se vibrolipoaspirador pneumático […]Os equipamentos devem ser utilizados com delicadeza suficiente para preservar a rede trabeculada tridimensional do subcutâneo, por onde correm vasos e nervos. Os vibrolipoaspiradores fazem os movimentos da cânula espiralados, penetrando facilmente nas gorduras. (BOZOLA, A. R. e BOZOLA A. C., 2005)

Os riscos de perfurações e vasculares também são menores, por ser uma técnica superficial e ainda possibilita a deambulação precoce – quando se pode voltar a caminhar mais rapidamente após o procedimento– o que traz maior segurança e tranquilidade durante o procedimento pós-operatório.

Sendo assim, a partir de 3 dias já é permitido retornar ao trabalho, fazer caminhadas leves – na maioria dos casos – e a partir de 30 dias já é permitido voltar para a academia, por exemplo. Desta forma o paciente não precisa se programar com férias para realizar sua cirurgia.

Todo o procedimento de VIBROLIPOASPIRAÇÃO e o seu pós-operatório são recursos que podem ser utilizados para um fim maior, buscando a qualidade de vida, a saúde e o bem-estar do paciente.

O processo para a conquista de um sonho é a construção de seu caminho, e para conquistar a silhueta que tanto se sonha é preciso se envolver e contar com uma equipe de profissionais extremamente capacitados e isso, você encontra na Lipari!

REFERÊNCIAS

FERNANDES, Julio Wilson. MIRÓ, Arnaldo. ROCHA, Andréa Amorim de Séllos. MENDONÇA, Célio Teixeira. FRANCK, Cláudio Luciano. ITIKAWA, William Massami. Critérios práticos para uma lipoaspiração mais segura: uma visão multidisciplinar. Revista Brasileira de Cirurgia Plástica. Artigo Especial. Vol.32 – 3. ed. 2017.

Disponível em: <http://www.rbcp.org.br/details/1879/pt-BR/criterios-praticos-para-uma-lipoaspiracao-mais-segura–uma-visao-multidisciplinar>

Acesso em: 28 abr. 2021 

BOZOLA, Antonio Roberto. BOZOLA, Alexandre Caroni. Vibrolipoaspiração de Grandes Volumes, ou Áreas?. Revista Brasileira de Cirurgia Plástica. Artigo Original. Vol.20 – 2. ed. 2005.

Disponível em: <http://www.rbcp.org.br/details/138/pt-BR/vibrolipoaspiracao-de-grandes-volumes–ou-areas->

Acesso em: 28 abr. 2021 

Os últimos números da obesidade no Brasil. Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. Out. 2020.

Disponível em: <https://abeso.org.br/os-ultimos-numeros-da-obesidade-no-brasil/>

Acesso em: 29 abr. 2021

Posts Relacionados
Deixe seu Comentário

Your email address will not be published.Required fields are marked *

Open chat