Não-cirúrgicos Corporais

Pós-operatório de Cirurgia Plástica

Alcançar o resultado esperado após uma cirurgia plástica pode envolver muito mais que o fato de submeter-se à cirurgia ou não. Fatores como a experiência do médico, o comprometimento do paciente com os cuidados pré-operatórios e a reação do organismo podem influenciar diretamente no resultado final obtido pelo procedimento.

Mas engana-se quem pensa que esses são os únicos cuidados importantes para atingir os objetivos esperados. O cuidado pós-operatório de cirurgia plástica é outro fator fundamental, não apenas para conseguir atingir o resultado almejado, mas também para evitar complicações após a realização do procedimento.

O período pós-operatório de cirurgia plástica é dividido em três fases diferentes: a inicial, a intermediária e a tardia. Cada uma dessas fases exige um cuidado e acompanhamento específico (levando em consideração a cirurgia pela qual o paciente foi submetido), que irá influenciar e contribuir com a recuperação tecidual do organismo.

A avaliação de qual fase do pós-operatório de cirurgia plástica o paciente se encontra e quais as técnicas e recursos mais adequados para a sua recuperação devem ser apontados por um profissional. Nas Clínicas Lipari, esse trabalho é realizado por uma equipe de fisioterapeutas dermato-funcionais que desenvolveram um programa de tratamentos especialmente para ajudar na recuperação do organismo e contribuir com que o paciente recém-operado volte à sua vida normal e chegue ao resultado esperado o mais rápido possível.

Entre os recursos oferecidos pelas Clínicas Lipari para o pós-operatório de cirurgia plástica, estão as técnicas do kinesio taping e da LTF, além da conhecida drenagem linfática manual.

bandagem neuromuscularNovidade no ramo do pós-operatório de cirurgias plásticas, o kinesio taping é uma faixa elástica autoadesiva que mostra uma importante contribuição durante o período de recuperação do organismo. Os principais objetivos de utilizar essa técnica é diminuir as dores e edemas, melhorar a atividade muscular e promover a mobilização do tecido em processo de cicatrização, além de contribuir com a absorção de quimoses, com a circulação linfática e tratar e prevenir o aparecimento de fibroses.

Já as manobras da liberação tecidual funcional (LTF) utiliza das técnicas de terapias manuais para reorganizar as estruturas do tecido durante o período de recuperação, devolvendo a sua funcionalidade e flexibilidade e, assim, prevenindo fibroses e aderências. Esse tratamento contribui em todas as fases do pós-operatório de cirurgia plástica, podendo ter a sua primeira sessão logo na primeira semana após o procedimento.

A técnica da drenagem linfática manual, por sua vez, é mais conhecida quando o assunto é pós-operatório de cirurgia plástica. Suas manobras são importantes para drenar o excesso de líquido acumulado no organismo, contribuindo, dessa forma, para reduzir edemas, hematomas e equimoses; acelerar a cicatrização; prevenir fibroses; além de promover o relaxamento de paciente e ajudar para que os resultados estéticos da cirurgia sejam notados em menos tempo.

pos operatorio cirurgia plastica

Com a união dos três tipos de tratamentos, o seu pós-operatório de cirurgia plástica pode ser mais confortável e tranquilo. Além disso, com o programa realizado pela equipe das Clínicas Lipari, você pode contar com um acompanhamento totalmente personalizado, focando nas necessidades apresentadas pelo seu organismo. 

Agende uma avaliação com a equipe de fisioterapeutas dermato-funcionais das Clínicas Lipari e obtenha mais informações a respeito do programa para o pós-operatório de cirurgia plástica.