Cirúrgicos Íntimos

Ninfoplastia

Os pequenos lábios vaginais têm a importante função de proteger a entrada da vagina, dificultando o surgimento de infecções bacterianas, além de ajudarem na lubrificação local. Apesar do nome, algumas mulheres apresentam hipertrofia dos pequenos lábios vaginais, que ficam aumentados ou desproporcionais, levando a baixa autoestima e constrangimento perante seus parceiros sexuais e até incômodo durante a relação sexual.

Para as pacientes que apresentam aumento dos pequenos lábios vaginais e querem corrigir este problema ou desconforto estético, indica-se a ninfoplastia. A cirurgia visa uma leve redução dos pequenos lábios, tornando-os mais próximos do tamanho padrão.

Uma redução exagerada desta estrutura não é recomendada, pois poderá acarretar em ressecamento da região, principalmente depois da menopausa, época em que a lubrificação vaginal é menor e menos eficaz.

O procedimento deve ser realizado por um médico especialista, que pode ser cirurgião ou ginecologista. Para a cirurgia de ninfoplastia, utiliza-se anestesia local com sedação. Geralmente, o período de internação é de 12 horas e o tempo de recuperação de 7 dias, podendo variar de pessoa para pessoa. A cicatriz é quase imperceptível. Ao contrário do que muitas mulheres temem, não há perda da sensibilidade do local. A ninfoplastia não é realizada em gestantes.

Não é recomendado que a paciente pratique atividade sexual por cerca de 30 dias após a ninfoplastia, período no qual qualquer trauma no local pode comprometer a cicatrização. Recomenda-se que a paciente utilize calcinhas frouxas de algodão durante as primeiras semanas e evite a utilização de calças ou shorts muito apertados.

14 ninfoplastia

 

Entre em contato com a Clínica Lipari e agende uma avaliação.