Cirúrgicos Faciais

Otoplastia (Orelha de Abano)

As orelhas proeminentes ou afastadas da cabeça (conhecidas como orelhas de abano) têm grande influência genética e incomodam por parecerem maiores e desproporcionais. A otoplastia é a cirurgia que leva à correção destas imperfeições, com o objetivo de melhorar a estética das orelhas de forma natural, para um resultado sem estigma de orelha de abano e sem aparência de cirurgia.

A idade ideal para a realização da otoplastia é a partir dos 6 anos, quando a orelha já alcançou o tamanho adulto e a cartilagem já está estável o suficiente para uma correção. É importante que a criança não apresente objeção quanto à realização da cirurgia.

O procedimento consiste em realizar uma incisão na parte de trás da orelha, através da qual o médico cirurgião irá remodelar a orelha, retirar o excesso de pele e cartilagem e reposicioná-la mais próxima da cabeça. Desta maneira, pode ser melhorada a forma, a posição ou as proporções das orelhas.

Quando são necessárias incisões na parte da frente da orelha, elas são realizadas nas dobras naturais das orelhas, de forma que as cicatrizes fiquem escondidas. Internamente, utiliza-se sutura não removível para criar e fixar a cartilagem recém-moldada.

Para a realização da otoplastia, utiliza-se anestesia local (com ou sem sedação) para adultos e crianças. Geralmente, o período de internação é de 12 horas e o tempo de recuperação de 7 a 14 dias, podendo variar de pessoa para pessoa. Para que o pós-operatório ocorra tranquilamente, o paciente deve obedecer às instruções do médico cirurgião.

6 otoplastia

 

Entre em contato com a Clínica Lipari e agende uma avaliação.