Bandagem Neuromuscular

Também conhecida como kinesio taping, a bandagem neuromuscular é uma técnica que consiste em aplicar sobre a pele uma faixa elástica e autoadesiva, a fim de estimular a redução de dor e edemas, promover a mobilização do tecido em processo de cicatrização e melhorar a atividade muscular.

Graças a esses efeitos, essa técnica tem sido uma grande aliada no pós-operatório de cirurgias plásticas. Isso porque, a faixa elástica utilizada nesse tratamento estimula o aumento do espaço subcutâneo, contribuindo com a circulação do local. 

bandagem-neuromuscularAlém disso, conforme a sua aplicação, a bandagem neuromuscular promove diferentes efeitos no corpo. Se utilizado no sentido da origem do músculo, a fita adesiva irá tonificá-lo. Já se a bandagem for aplicada no sentido contrário, ela irá contribuir para o relaxamento da musculatura.

A faixa adesiva utilizada na bandagem neuromuscular possui uma textura semelhante à pele humana e contribui também para a circulação linfática, para a absorção de equimoses (roxos comuns após uma cirurgia), assim como para a prevenção e tratamento de fibroses. 

Outros fatores que podem ser melhorados com o uso do kinesio taping são os sistemas linfático, circulatório e térmico. Além disso, essa técnica atua como uma importante coadjuvante no tratamento de lesões tendinosas e ligamentares, assim como contribui na recuperação de lesões desportivas.

Quando utilizado para a recuperação de cirurgias plásticas, a bandagem neuromuscular deve ser utilizada entre quatro e sete dias, conforme indicação do fisioterapeuta – que deve avaliar a necessidade e forma de utilização da fita adesiva, além de fazer a orientação correta para a sua aplicação. 

bandagem-neuromuscular

As Clínicas Lipari indicam a utilização da bandagem neuromuscular para a recuperação pós-operatória e oferece todo o acompanhamento para a realização do tratamento, com profissionais capacitados e comprometidos com bem-estar de seus pacientes. Entre em contato e conheça mais sobre os benefícios do kinesio taping.